PREÇO: R$20,00
FORMATO POCKET
Boa noite, pessoal! Este fim de semana foi uma luta com ainternet aqui em casa então não deu para postar muitas coisas legais mas vamos lá. Confesso que tenho um pé atrás com este livro. Realemnte não me chama a atenção mas não posso postar soemnte o que gosto então vou apresentar uma resenha do site gigamundo.com e daí vocês tiram suas conclusões e decidem se vale a pena ler ou não ok?
O livro “A Arte da Guerra – Por Uma Estratégia Perfeita” de Sun Tzu pode ser descrito não somente como uma máxima em estratégias de combate, mas também como especialista e orientadora em qualquer campo em que a vitória a ser conquistada se deve por meio do confronto com outros, e como nós sabemos, enfrentamos muitas competições em nosso dia-a-dia, tanto em nossos círculos profissionais como sociais.
Sun Tzu foi um grande general chinês do século IV a.C. e deixou como legado à humanidade o livro “A Arte da Guerra”, um verdadeiro tratado sobre as diversas formas de se obter êxito em empreendimentos arriscados.
O livro nos demonstra a necessidade de observar cinco fatores de extrema importância na guerra:
- A influência moral – harmonia entre o povo e seus líderes;
- Tempo – condições climáticas;
- Terreno – conhecimento do terreno, distâncias e seu relevo;
- Comando – o líder deve demonstrar sabedoria, sinceridade, humanidade, coragem e severidade;
- Disciplina – respeito à hierarquia e às ordens.
Destaca-se também a importância de ações furtivas, rápidas e dissimuladas (fingir fraqueza quando forte, por exemplo).
Segundo o próprio autor a melhor coisa a se fazer antes de partir para a guerra é atacar a estratégia inimiga, romper suas alianças e por fim atacar o seu exército, evitando atacar as cidades.
“A Arte da Guerra” ensina como vencer o inimigo sem um confronto que leve à morte de grandes contingentes de tropas: inquietando o inimigo, usando agentes para obter informações inimigas e preparando emboscadas.
O livro dá ênfase também a como deve ser feita a ocupação do terreno e como reagir a cada tipo de terreno e distância em que se encontra o inimigo.
Por fim, o livro deixa a todos como recado a frase romana “si vis pacen parabellun” (se queres a paz, prepare-se para a guerra), que nos aponta a importância de sempre usarmos características competitivas mesmo que nosso objetivo não seja a eliminação ou supressão de um concorrente.
FONTE: http://www.gigamundo.com/2008/06/18/a-arte-da-guerra-de-sun-tzu-resenha/
Nenhum comentário:
Postar um comentário